domingo, 26 de julho de 2009

Vamos prestar bastante ATENÇÃO!!!!

Ribeirão Preto, 25 de Julho de 2009

Secretaria de Saúde divulga primeiro caso de óbito com suspeita de Gripe H1N1
A secretária Carla Palhares explicou os procedimentos da Vigilância Epidemiológica sobre os casos de surto de gripe

Foto Tiago Morgan

O primeiro caso de óbito em paciente com suspeita de Gripe Influenza H1N1 ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 24 de julho, numa paciente de 69 anos que havia sido internada no dia 22 de julho, quando fez a coleta de secreção para o diagnóstico do tipo de vírus causador da gripe que ela apresentava e que acabou evoluindo para uma pneumonia.

A causa da morte dessa paciente ainda não foi divulgada e será definida pelo Serviço de Verificação de Óbito nos próximos dias. Essa paciente entrou no quadro de casos suspeitos no boletim informativo da Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quinta-feira, dia 23 de julho. Foi um caso isolado que acabou acarretando na investigação de um, dos três surtos, analisados pela Vigilância Epidemiológica.

A secretária da Saúde, Carla Palhares, aproveitou o contato com a imprensa na manhã desta sexta-feira, 24 de julho, para pedir que todos divulgassem amplamente as medidas preventivas que a população deve manter como lavar as mãos com freqüência, desprezar o lenço de papel depois de usado num saco de lixo plástico, evitar compartilhar copos ou talheres e permanecer em locais fechados com muitas pessoas.

Essas medidas ajudam inclusive a evitar surtos em locais de trabalho ou até mesmo em escolas. Hoje estamos investigando três casos de surto, em duas entidades assistenciais e uma empresa, sendo uma das entidades já confirmado o surto. Mas é importante saber que os surtos podem ser de uma Influenza comum, sazonal, é preciso aguardar os resultados dos exames”, lembrou a secretária.

Carla Palhares informou ainda que um surto caracteriza-se quando existem três ou mais casos de gripe, em local fechado e que se manifeste num período de até cinco dias. Nesses casos a orientação do Ministério da Saúde é fazer a coleta em três pessoas.

4 comentários:

  1. Quem diria que em pleno ano 2009 uma gripe mataria tanta gente.
    O mundo inteiro esta em estado de alerta...
    E que triste isso né =(
    Adorei seu blog estou te seguindo
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vi que vc é apaixonada poor decoracao. Eu tb sou me visita quando puder.

    E sobre a gripe A é sempre bom estarmos alerta mesmo.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu fico pensando : as vezes a gente deixa de comer tanta coisa para ter saúde, abre mão de tanta coisa, aí vem um vírus destes , e pimba !

    ResponderExcluir
  4. Óia eu aqui...
    Só tenho um comentário: A saúde está seriamente doente...
    Bjs.

    ResponderExcluir